Missão, Visão, Princípios e Valores

"Reinventar o quotidiano...
a arte de superar os objetivos"
MISSÃO:
A USF CelaSaúde tem por missão a prestação de cuidados assistenciais efetivos privilegiando a acessibilidade, aceitabilidade, qualidade, gestão por objetivos, promoção e desenvolvimento de atividades de investigação e formação, satisfação dos utentes e dos profissionais.
A autonomia técnico-profissional e funcional baseada em pressupostos sérios e reais de gestão, o trabalho em equipa, a responsabilização partilhada de resultados, a intervenção comunitária e as novas tecnologias, conduz-nos nesta missão de prestar cuidados de saúde mais eficientes, com mais qualidade e assim geradores de ganhos em saúde quantificáveis a par de profissionais motivados e participantes em todo o processo.
VISÃO:
Ser uma equipa unida, coesa e atenta, sempre disponível para responder a cada utente e a cada desafio, visando a sua satisfação, bem como a de todos os profissionais.
PRINCÍPIOS
A USF guia-se por um conjunto de princípios organizacionais baseados nos contemplados no artigo 5º do DL 298/2007 das USF alterado pelo Decreto-Lei n.º 73/2017 de 21 Junho, nos princípios da Qualidade Total do modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM) e nos pilares essenciais da governação clínica:
Orientação para o utente
(identificar, satisfazer, ultrapassar necessidades e expectativas em saúde, independentemente das suas características e nos seus diferentes problemas de saúde e tipos de intervenção, e prestar um atendimento acessível e de qualidade, fidelizando o utente). Fluir no sentido do utente numa ótica de antecipação de necessidades, da solução dos problemas e outras ofertas, com o intuito de satisfazer as necessidades da população dos utentes.
Política da Qualidade
Privilegiando o cidadão no centro do sistema de saúde, suportado por qualidade assistencial, acessibilidade, equidade, segurança e satisfação dos utentes e dos profissionais. Implementação de um sistema de gestão de qualidade garantindo o compromisso com a qualidade /acreditação atribuída pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde, da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desenvolver uma cultura de melhoria contínua, (gestão de processos e atividades com monitorização/auditoria internas e melhoria continua assente no modelo PDCA (Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir).
Desenvolvimento e envolvimento de todos os profissionais
É o grupo que deve definir as estratégias para atingir os objetivos. As tarefas ganham uma nova dimensão à medida que se sucedem as reflexões e os debates em democracia organizacional. Os profissionais configuram a prestação de cuidados de saúde através das suas decisões e ações, nas suas relações com os outros profissionais e com os utentes.
Formação e investigação
Formação dos seus profissionais (Plano de formação profissional integrado tendo em conta as necessidades dos profissionais e da unidade). Formadora no ensino médico e de enfermagem pré e pós-graduado e outras áreas (por ex. gestão. Incentivo à participação em atividades de investigação e ao desenvolvimento da Medicina baseada na evidencia.
Parcerias e consultadorias
Maior efetividade quando se estabelecem parcerias baseadas na confiança, partilha de conhecimentos e na integração. A participação promove comprometimento. Construir liderança com trabalho em equipa.
Transparência e comunicação
Como garantes da qualidade: Divulgação da dinâmica da unidade e dos resultados (publicitação/Quiosque informático, afixação, newsletter, site e BI-CSP), marketing institucional e Comunicação bidirecional (utentes, comunidade, organizações externas). Avaliação da satisfação dos utentes e do circuito de exposições/reclamações/elogios.
VALORES
Compromisso Empenho Lealdade Acessibilidade
Segurança Audácia União Determinação Excelência
A USF CelaSaúde pretende primar pela qualidade nos atendimentos, pela interdisciplinaridade, pela inovação, pela disponibilidade em prestar serviços novos, diferentes, com o espírito de reorganizar respostas ou atitudes de acordo com a evolução ou monitorização dos processos em causa, com a participação do cidadão.
Os nossos utentes


Dados populacionais
A USF CelaSaúde localiza-se em Celas, no centro da cidade de Coimbra. O município de Coimbra tem 319,41 km2 de área e 140.796 habitantes, com uma densidade populacional de 421,6 pessoas/Km2, encontrando-se entre os 20 municípios mais populosos do país. De referir que a população presente é superior à residente, pela existência de uma população universitária flutuante, que habita na cidade temporariamente e que mantém residência noutro local. Cerca de sessenta por cento (61,2%) da população residente está em idade ativa, valor semelhante à proporção nacional, 12,7% são jovens e 26,1% são idosos. A população estrangeira residente é de 7852 habitantes, um aumento de 43% em 7 anos, constituindo 5,8% da população residente.

A freguesia
A freguesia de Santo António dos Olivais, onde a USFCS se localiza e de onde são naturais a maioria dos seus utentes, é a maior freguesia urbana de Coimbra e da região Centro, sendo uma das maiores do país, com uma área de 19,27Km2 e uma população de cerca de 60.000 habitantes, correspondendo a uma densidade populacional de 3113,6 hab/km². A área geográfica de influência da USFCS abrange ainda a freguesia urbana União de Freguesias de Coimbra e as freguesias periurbanas Torres do Mondego e União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Celas é uma importante localização, não só para a cidade, mas também para toda a Região Centro do país, dados os múltiplos serviços e instituições que aqui se localizam, nomeadamente o CHUC, o Instituto Português de Oncologia (IPO), a Maternidade Bissaya Barreto (MBB) e várias Faculdades. É considerada uma “zona nobre”, tendo os seus habitantes elevado poder económico e grande acesso aos variados recursos existentes.